Marcadores

terça-feira, 24 de agosto de 2010

MICHELANGELO MERISI DA CARAVAGGIO - Miguel - n°27







Pintor italiano , nasceu em 1571 ou 1573.O nome Caravaggio é referente a cidade em que viveu.Por muitos anos acreditou-se que o artista era natural desta cidade , mas hoje muitos historiadores trabalham com a hipótese de sua cidade natal ser Milão.
Aos 12 anos , o jovem artista ingressava como aprendiz no estúdio do pintor milanês Simone Peterzano.Após a morte da mãe (aos 18 anos) , herdou parte da propriedade da família, com o dinheiro da venda destas terras partiu para Roma.
Em Roma conviveu com artistas plásticos e arquitetos vindos de toda Itália,em uma época em que a Contra-Reforma católica incentivava a construção e decoração bem farta nos templos religiosos.
A sua pintura é realista e basicamente de cunho religioso,em seus quadros, tanto os profanos como os religiosos,não utilizou outro modelo além da crua realidade,pintando seus personagens sem qualquer processo de idealização.
Tomava emprestada a imagem de pessoas comuns das ruas de Roma,inspirava-se entre comerciantes,prostitutas,mariinheiros,todo o tipo de pessoas que não eram de nobre estirpe e que tivessem grande expressão , como suas obras retratavam.
Os contrastes de forma e luz destacam formas maciças que , na maior parte de suas obras , emergem vigorosamente de um fundo negro.Este contraste é marcante em seus quadros e atrai o observador para dentro da cena, este efeito criado por ele recebeu o nome de "tenebrismo".
Caravaggio teve uma carreira breve e tumultuada por conta de seu temperamento explosivo.Não chegou aos 40 anos e viveu a maior parte desse tempo em Roma.Até ter que fugir devido a uma briga,realizou uma série de importantes quadros , muitas vezes feitos diretamente nas paredes de novas caplelas.
O genioso pintor recusou-se a pagar uma aposta perdida , resultando em uma briga na qual um certo Ranuccio Tommasoni não resistiu.Começaria então o período final de sua vida , quando viveu em Nápoles,Malta,Siracusa,Messina e Palermo, geralmente fugindo de um lugar para o outro devido a desavenças e perseguições.
Morreu aos 39 anos , a poucos quilômetros de Roma .O artista Giovanni Baglione , que anos antes o havia processado por ofensa ,narrou seus últimos momentos : "Foi colocado em uma cama, com febre muito forte , e ali , sem ajuda de Deus ou de amigos , morreu depois de alguns dias,tão miseravelmente quanto viveu."






Diego Rodríguez de Silva y Velásquez _David 6A n9

Diego Rodríguez de Silva y Velázquez foi um pintor espanhol e principal artista da corte do Rei . Era um artista do período barroco. Além de muitos desenhos de significado histórico e cultural, pintou muitos retratos da família real espanhola, e outros desenhos.

Desde o primeiro do século XIX, a obra de Velázquez foi um modelo para os pintores realistas. Desde essa época, os artistas mais modernos, incluindo os espanhóis Pablo Picasso e Salvador Dalí, bem como o pintor anglo-irlandês Francis Bacon, que homenageou Velázquez recriando várias de suas obras mais famosas.


Diego Velásquez y Silva

Diego Velázquez





Fontes: wikipedia

Andrea pozzo-Samuel n30 6A

O Barroco era o nome artistico que se dava antigamente.
Tambem foi dado esse nome Barroco na Europa,America e alguns lugares do Ocidente. Barroco significa perola imperfeita que foi usado na Idade Media pelos escolasticos.
O Andrea Pozzo foi um religioso jesuita que era italiano.Ele realizou grandes composisoes de perpectiva nas pinturas dos tetos das igrejas Barrocas,causando a ilusao de que as paredes e colunas da igreja continuam no teto,que se abre para o ceu,de onde os anjos convidam os homens para a santiedade.
A sua obra mais conhecida foi A Gloria do Santo Inacio.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010


Joshua n 18 6a
Barroco

Sobre ele:O Barroco foi um estilo artístico-literário que sucedeu um outro estilo: O Renascimento. O berço do barroco é a Itália do século XVII

O barroco surgiu com a necessidade de resgatar o valor sacro nas obras artísticas e literárias, que foi apartado durante o Renascimento, que se voltou mais para o lado racional e separou o caráter religioso de suas obras.


Peter Paul Rubens nasceu em Siegen,28 de junho de 1577 e morreu em Antuérpia,30 de maio de 1640.



Algumas de suas obras são essas:


O jardim do amor,Museu do Prado. A queda de Féton.
Fonte:

domingo, 22 de agosto de 2010








Aleijadinho-Léo Paulos Guarnieri-n°20-6°A


Antônio Francisco Lisboa, conhecido como Aleijadinho, nasceu em Vila Rica (atual Ouro Preto), Minas Gerais na época de 1730. Era filho de uma escrava africana, Izabel, com um arquiteto português, Manuel Francisco Lisboa. Começou sua carreira artística ainda na infância, acompanhando seu pai, que era entalhador.
Suas obras eram marcadas pelo equilíbrio, harmonia e serenidade. São desta época a Igreja São Francisco de Assis e a Igreja Nossa Senhora Das Mercês e Perdões, as duas localizadas na cidade de Ouro Preto.
Quando tinha aproximadamente 40 anos de idade, começou a se desenvolver uma doença degenerativa nas suas articulações. Até hoje em dia não se sabe exatamente qual foi a doença, mas provavelmente pode ter sido hanseníase ou alguma doença reumática. Aos poucos foi perdendo seus movimentos das mãos e dos pés. Pedia a um ajudante para amarrar suas ferramentas em seus punhos para poder esculpir e entalhar, demonstrando um esforço fora do comum para continuar com sua arte. E, mesmo com todas as limitações, continuava trabalhando em construções de igrejas e altares nas cidades de Minas Gerais.
Após ter pego a doença, Aleijadinho começou a dar um tom mais expressionista às suas obras de arte. O Aleijadinho tinha mais de sessenta anos quando, em Congonhas do Campo, realizou suas obras-primas: as estátuas em pedra-sabão dos 12 profetas (1800-1805), no adro da igreja, e as 66 figuras em cedro que compõem os passos da Via Crucis (1796), no espaço do santuário de Nosso Senhor Bom Jesus de Matosinhos.É considerado um dos mais importantes e representativos artistas do barroco brasileiro.
Morreu pobre, doente e abandonado na cidade de Ouro Preto em aproximadamente 1814 .

Algumas esculturas de aleijadinho:

.
Profeta Daniel(pedra sabão) santuário de Bom Jesus de Matosinhos(Congonhas-MG)

Carregamento da Cruz (escultura em madeira), Santuário de Bom Jesus de Matosinhos (Congonhas-MG)

Retrato do Aleijadinho




Fontes: