Marcadores

terça-feira, 24 de agosto de 2010

MICHELANGELO MERISI DA CARAVAGGIO - Miguel - n°27







Pintor italiano , nasceu em 1571 ou 1573.O nome Caravaggio é referente a cidade em que viveu.Por muitos anos acreditou-se que o artista era natural desta cidade , mas hoje muitos historiadores trabalham com a hipótese de sua cidade natal ser Milão.
Aos 12 anos , o jovem artista ingressava como aprendiz no estúdio do pintor milanês Simone Peterzano.Após a morte da mãe (aos 18 anos) , herdou parte da propriedade da família, com o dinheiro da venda destas terras partiu para Roma.
Em Roma conviveu com artistas plásticos e arquitetos vindos de toda Itália,em uma época em que a Contra-Reforma católica incentivava a construção e decoração bem farta nos templos religiosos.
A sua pintura é realista e basicamente de cunho religioso,em seus quadros, tanto os profanos como os religiosos,não utilizou outro modelo além da crua realidade,pintando seus personagens sem qualquer processo de idealização.
Tomava emprestada a imagem de pessoas comuns das ruas de Roma,inspirava-se entre comerciantes,prostitutas,mariinheiros,todo o tipo de pessoas que não eram de nobre estirpe e que tivessem grande expressão , como suas obras retratavam.
Os contrastes de forma e luz destacam formas maciças que , na maior parte de suas obras , emergem vigorosamente de um fundo negro.Este contraste é marcante em seus quadros e atrai o observador para dentro da cena, este efeito criado por ele recebeu o nome de "tenebrismo".
Caravaggio teve uma carreira breve e tumultuada por conta de seu temperamento explosivo.Não chegou aos 40 anos e viveu a maior parte desse tempo em Roma.Até ter que fugir devido a uma briga,realizou uma série de importantes quadros , muitas vezes feitos diretamente nas paredes de novas caplelas.
O genioso pintor recusou-se a pagar uma aposta perdida , resultando em uma briga na qual um certo Ranuccio Tommasoni não resistiu.Começaria então o período final de sua vida , quando viveu em Nápoles,Malta,Siracusa,Messina e Palermo, geralmente fugindo de um lugar para o outro devido a desavenças e perseguições.
Morreu aos 39 anos , a poucos quilômetros de Roma .O artista Giovanni Baglione , que anos antes o havia processado por ofensa ,narrou seus últimos momentos : "Foi colocado em uma cama, com febre muito forte , e ali , sem ajuda de Deus ou de amigos , morreu depois de alguns dias,tão miseravelmente quanto viveu."






Nenhum comentário:

Postar um comentário