Marcadores

domingo, 22 de agosto de 2010








Aleijadinho-Léo Paulos Guarnieri-n°20-6°A


Antônio Francisco Lisboa, conhecido como Aleijadinho, nasceu em Vila Rica (atual Ouro Preto), Minas Gerais na época de 1730. Era filho de uma escrava africana, Izabel, com um arquiteto português, Manuel Francisco Lisboa. Começou sua carreira artística ainda na infância, acompanhando seu pai, que era entalhador.
Suas obras eram marcadas pelo equilíbrio, harmonia e serenidade. São desta época a Igreja São Francisco de Assis e a Igreja Nossa Senhora Das Mercês e Perdões, as duas localizadas na cidade de Ouro Preto.
Quando tinha aproximadamente 40 anos de idade, começou a se desenvolver uma doença degenerativa nas suas articulações. Até hoje em dia não se sabe exatamente qual foi a doença, mas provavelmente pode ter sido hanseníase ou alguma doença reumática. Aos poucos foi perdendo seus movimentos das mãos e dos pés. Pedia a um ajudante para amarrar suas ferramentas em seus punhos para poder esculpir e entalhar, demonstrando um esforço fora do comum para continuar com sua arte. E, mesmo com todas as limitações, continuava trabalhando em construções de igrejas e altares nas cidades de Minas Gerais.
Após ter pego a doença, Aleijadinho começou a dar um tom mais expressionista às suas obras de arte. O Aleijadinho tinha mais de sessenta anos quando, em Congonhas do Campo, realizou suas obras-primas: as estátuas em pedra-sabão dos 12 profetas (1800-1805), no adro da igreja, e as 66 figuras em cedro que compõem os passos da Via Crucis (1796), no espaço do santuário de Nosso Senhor Bom Jesus de Matosinhos.É considerado um dos mais importantes e representativos artistas do barroco brasileiro.
Morreu pobre, doente e abandonado na cidade de Ouro Preto em aproximadamente 1814 .

Algumas esculturas de aleijadinho:

.
Profeta Daniel(pedra sabão) santuário de Bom Jesus de Matosinhos(Congonhas-MG)

Carregamento da Cruz (escultura em madeira), Santuário de Bom Jesus de Matosinhos (Congonhas-MG)

Retrato do Aleijadinho




Fontes:

2 comentários: