Marcadores

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Expressionismo - Histórico - Léo Paulos Guarnieri n°20 6°A

O expressionismo foi um movimento artístico que surgiu na Alemanha, no final do século XIX e atingiu o auge entre 1910 e 1920, durante a I Guerra Mundial. Atingiu vários pintores e mostrava o estado psicológico e as denúncias de uma sociedade em busca de um mundo melhor.

Era um tipo de arte que refletia os problemas do seu tempo e demonstrava os sentimentos do pintor. Não tinha preocupação com o padrão de beleza tradicional e mostrava um enfoque pessimista da vida.

Os pintores usavam o poder de expressão dos traços fortes e das cores escuras. Normalmente usavam cores puras. O artista queria, com sua pintura, recriar o mundo e não apenas absorvê-lo como ele se apresentava. O expressionismo foi mais do que uma forma de expressão, serviu para mostrar os valores humanos numa época de crise.

O principal precursor deste movimento foi o holândes Vicent Van Gogh. Um dos principais expoentes foi o norueguês Edward Munch, pintor do famoso quadro “O Grito”. Serviram de exemplo para Érico Heckel, Francisco Marc, Paul Klee, George Grosz, Max Beckmann, entre outros.

Na América Latina, uns dos principais artistas foi o equatoriano Oswaldo Guayasamín, que utilizou uma estética para mostrar a realidade dos indígenas em seu país.

Na Espanha, os pintores importantes foram José Gutierrez Solana, Benjamím Palencia, Pancho Cossío, Francisco Mateos, Rafael Zabatela e Eduardo Vicente.

No Brasil, destacaram-se os artistas Antonio Garcia Bento, Benedito Calixto de Jesus, Lasar Segal, que foi pintor da dor e sofrimentos humanos, e Anita Malfatti.

Sua decadência começou na época de 1933, com ascensão de Hitler na Alemanha, que queria a “arte pura”, ou seja, a arte perfeita.




http://www.mundoeducacao.com.br/expressionismo
http://www.fontedosaber.com/portugues/expressionismo.html
http://www.suapesquisa.com/artesliteratura/expressionismo/
http://www.artesbr.hpg.ig.com.br/Educacao/11/interna_hpg1.html


Quadro "O Quarto" de Vincent Van Gogh.



Quadro "O Girto" de Edward Munch.

Um comentário:

  1. Parabes, adorei o texto, explicativo, rico e simples.
    Se possivel visite meeu blog thewholearth.blogspot.com/

    ResponderExcluir