Marcadores

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

História da Pintura Ocidental - David Seong Huy Kim - Série 6ºA - Nº 9



1: O mundo antigo

A pintura nas cavernas

As pinturas mais antigas foram encontradas nas cavernas onde os povos pré-históricos viviam.Os povos pré-históricos moravam nas entradas das cavernas e as pinturas foram encontradas no fundo das cavernas. As pinturas eram escavadas na pedra e preenchidas com tinta. As tintas eram feitas de materiais da terra, tais como as plantas eas pedras, que lhe davam as cores vermelha, preta e amarela. a tinta era moida até virar pó e era colocado em ossos ocos, tampados nas extremidades para tornar a tinta líquida. A tinta era colocadas nas paredes através de pincéis de folhas, galhos, chumaços de pelo e até mesmo com os dedos.




------ //------ //------ //------


2: A idade média

O cristo na arte

Jesus Cristo nasceu na época dos romanos e as pessoas que nele acreditasse eram perseguidos.Em 324 D.C.,o imperador romano Constantino fez do cristianismo uma religião oficial no seu império. A igreja Cristã era muito poderosa e unificou toda a europa ocidentalsob seus ensinamentos.No início do cristianismo, as figuras importantes da bíblia precisavam de imagens para ser facilmente reconhecido. A imagem de Cristo para eles não era apenas imagens, eles acreditavam que estas imagens eram sagradas que as próprias pinturas e que Cristo de fato vivia na pintura.



------//------//------//------

Leonardo da Vinci

Em 1472 Leonardo entrou como discípulo na oficina do pintor florentino Andrea del Verrocchio. Verrocchio desistiu de pintar pois Leonardo era talentoso de mais! A maior parte das coisas que Leonardo aprendeu foi o fruto das suas descobertas. Leonardo ficou muito conhecido já no início de sua carreira.O desenho de Leonardo ajudava Leonardo a descobrir e a explorar. Antes de cobrir a tela com as tintas, Leonardo já tinha planejado e desenhado toda a composição, prestando atenção até mesmo à tonalidade da pintura. Desenhar era a melhor maneira que ele tinha de tomar notas. Em seus muitos cadernos de rascunhos ele também escrevia e desenhava sobre tudo, desde máquinas de guerra até anatomia dos cavalos.Durante o século XVII a Europa era uma região muito agitada. As idéias cristãs estavam mudando, o que era importante para os artistas que dependiam da igreja para trabalhar. Mais uma vez Roma tornou-se o centro de novas idéias na arte, como acontecera durante a Renascença.Apareceu um estilo que foi chamado Barroco.


------ //------ //------ //------

Rubens

Peter Paul Rubens (1577-1640) não era apenas um artistas, mas um intelectual muito inteligente, dedicado especialmente ao estudo como diplomata holandês permitiu-lhe viajar por vários paísesem missões reais.Quando ele tinha vinte e três anos, foi mandado à Itália e pôde visitar Florença, Veneza e Roma. Ele ficou particularmente interessado em Ticiano e Michelangelo. Rubens voltou à cidade de Antuérpia em 1608.Rubens foi convidado para pintar um ciclo sobre a vida da princesa italiana Maria de Médici.

Rubens era considerado o melhor artista para pintar esta figura real, não apenas porque seu estilo de pintura combinava com o tema, mas também por causa de suas habilidades diplomáticas. Ele também pordia se movimentar facilmente pela Europa e, em certa ocasião, disse: “Considero o mundo inteiro como meu país, e acredito que sou bem recebido em qualquer lugar.” Em 1629 ele foi feito cavalheiro pelo Rei Charles I da Inglaterra.Rubens adorava pintar a carne e as cores da pele humana. Suas pinceladas eram leves e seguras. Rubens absorveu todas as lições da arte italiana e acrescentou a elas seu próprio estilo de pintar.

------ //------ //------ //------

3: O mundo moderno

Picasso e Outras Bestas Selvagens

A Arte do Mundo Moderno

No começo do século, a vida estava mudando rapidamente para todo mundo. A eletricidade substituiu o fogo e o vapor. Logo, os aviões iriam voar pelos céus. A arte explica muito sobre o modo como as pessoas viviem. O começo do século XX viu os artistas sendo mais inventivos do que nunca.

As bestas selvagens

A cor era importante para um novo grupo de artistas que foi apelidado de Fauves ou Bestas Selvagens, na sua primeira exposição realizada em Paris, no ano de 1905. Disseram que suas pinturas pareciam-se ter sido feitas por crianças. Henri

Matisse (1869-1954) achava que se devia pintar do mesmo jeito que se fazia quando se era criança. Ele gostava das pinturas ousadas e luminosas de van gogh e de Gauguin.

A arte abstrata

A arte abstrata é aquela que não imita a natureza e o mundo à nossa volta. Este tipo de arte começou antes do século XX. A fotografia e os filmes eram capazes de mostrar a aparencia do mundo real. Os artistas podiam pensar em outras maneiras de ver às vezes considerando apenas as cores, as linhas e as formas. Em 1910, na Alemanha, o pintor russo Wassily Kandindky (1866-1944) produziu um estilo de pintura que chocou o público. Suas pinturas pareciam não representar nada que se pudesse reconhecer facilmente. Isto foi chamado de arte abstrata. Desde 1910, a arte abstrata tornou-se muito mais familiar.

Dada e sonhos

O que é arte?

Durante a primeira Guerra Mundial (1914-1918) as pessoas tornaram-se muito conscientes do que a maldade humana era capaz de fazer. Goya também tinha percebido isso, mas a vida não era mais como na Espanha do Século XVIII.Nos cafés de Zurique (Suíça), os artistas se encontravam, assistiam espetáculos de cabaré e escreviam poemas. Eles queriam produzir uma arte que chocasse as pessoas – assim como a guerra as tinha chocado. Eles chamvam sua arte de Dada. Este nome foi escolhido ao acaso, mas, na verdade trata-se da palavra francesa que significava o cavalo de pau com que as crianças brincam.

A arte não precisa ser feita por um artista individualmente, mas por um grupos de artistas, como nas oficinas da Grécia Antiga. A arte poderia ser apenas uma pilha de lixo, recolhido das ruas. Quando o vidro de uma das pinturas de Duchamp quebrou, ao invés de substituí-lo, ele deixou o quadro como estava entregue a seu próprio destino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário