Marcadores

domingo, 24 de outubro de 2010

Vassíli Kandínski - Miguel - 6°A - n°27

Pintor Russo(16/12/1866-13/12/1944).É um dos pioneiros e dos principais representantes da arte abstrata na pintura moderna.Nascido em Moscou,Vassíli Vasilievitch Kandínski abandona uma promissora carreira universitária como professor de direito. Sua visita a uma exposição de artistas franceses impressionistas foi a experiência que o levou para Munique, em 1896, onde foi aluno de Franz von Stuck.

Entre 1903 e 1908 viaja por Europa e Ásia.Suas pinturas,na virada do século,tem as características de art nouveau e mostram reminiscênsias da arte popular Russa.Em 1909, tornou-se presidente da Nova Associação de Artistas de Munique. Em 1910 o artista abandona o elemento figurativo,pintou sua primeira aquarela não-figurativa,inaugurando a pintura abstrata e produz uma série de Composições, Improvisações e Impressões (1910-1913), com pura abstração.

No auge do expressionismo,Kandínski escreveu Über das Geistige in der Kunst(1911;Sobre o espiritual na arte),em que procurou apontar correspondências simbólicas entre os impulsos interiores e a linguagem das formas e cores.

Bem distinta é a sua posição em Punkt und Linie Zu Fläche(1926 ;Do ponto e da linha até a superfície),obra fundamental para o processo criativo na arte abstrata,explicação mais técnica da arte,testamento teórico de sua"época dos círculos",geometrismo lírico que precedeu a fase final de sua síntese da construção e inventividade.

Kandínski morreu em seu refugio de Neuilly-sur-Seine em 13/12/1944.

Evolução da obra

O período impressionista de Kandinski desenvolveu-se entre 1900 e 1905. Sua primeira exposição foi em Paris, enquanto ainda fazia parte do grupo "Phalanx", de Munique.
Em seguida atravessou uma curta fase fauve. Um dos fundadores, em 1909, da Neue Künstlervereinigung (Nova Sociedade Artística) de Munique, entre 1910 e 1914 atravessou seu período dito de abstração dramática.

Em 1911, com Franz Marc e outros expressionistas, esteve entre os que participaram de Der Blaue Reiter, onde declarou que "o problema da forma está ultrapassado". No ano seguinte, expôs com esse mesmo grupo em Berlim.

Em seu retorno à Rússia, Kandinski entrou em contacto, em 1918, com os construtivistas Naum Gabo e Anton Pevsner, partilhando ideias do movimento. Sua obra mostrou-se mais racionalista, enquanto também participava da Bauhaus.
Vassíli Kandínski foi um dos artistas mais originais e influentes do século XX.Sua "necessidade interior" para explicar suas percepções emocionais levaram ao desenvolvimento de um estilo de pintura abstrata,que foi baseado nas propriedades não- representacional de cor e forma.Composições Kandínski foram o ponto culminante de seus esforços para criar uma "pintura pura",que iria fornecer o mesmo poder emocional,como uma composição musical.
_____________________

(Black) é como o silêncio do corpo após a morte,o fim da vida.

Vassíli Kandínski -1911
_____________________

Kandínski vista das composições como declarações importantes de suas ideias artísticas.Eles compartilham várias características que expressam essa monumentabilidade : o formato impressionantemente grande , o planejamento consciente e deliberado da composição , e a transcendência de representação por imagens cada vez mais abstratas.Assim como sinfonias definir marcos na carreira do compositor, composições de Kandíski representou o ponto culminante de sua visão artística , num determinado momento em sua carreira.

Bibliografia:


1912-black spot I

1911-composition IV

1936-compositionIX
1912-with black arch
1911-composition V
1913-composition VI
1913-composition VII
1939-composion X
1923-composition VIII

Nenhum comentário:

Postar um comentário